Chat with us, powered by LiveChat
Empreendedorismo

Como ter mais qualidade de vida no mercado de estética? Confira

julho 31, 2018
qualidade de vida
Tempo de leitura 8 min

Quero iniciar este artigo com uma pergunta: Como está sua qualidade de vida? É difícil responder, não é mesmo? Para muitas pessoas, se a vida profissional estiver encaminhada, o resto vai se ajeitando.

Mas infelizmente, para a nossa sua saúde, não é bem assim!

Profissionais do mercado de estética, na grande maioria das vezes, trabalham horas exaustivas sem pausas e sem folgas, já que ao fechar a agenda para um tratamento, acabamos por vender aqueles minutos de nossas vidas. E lógico todos nós queremos uma agenda cheia! Para isso estudamos e é exatamente isso o que desejamos; estética lotada, clientes satisfeitos e nosso reconhecimento e pagamento por isso! Afinal, para quem vive da estética, agenda vazia é sinônimo de bolso vazio.

Então nos empenhamos ao máximo para ter sucesso e lotar nossos horários de atendimentos. É aí que muitos exageram e esquecem de algo mais do que importante, que é “cuidar de si” e deixam de lado a ideia do que é boa qualidade de vida!

O intuito deste artigo é mostrar para você que ter mais qualidade de vida é essencial para ter mais sucesso, porque sem você, seu trabalho não existe. Então, trabalhar com mais disposição, desempenhar melhor sua função e, principalmente, não ficar doente é inerente a sua permanência no mercado e consequentemente ter muito mais sucesso. Sendo assim, separei 5 dicas que tenho aplicado e que por isso posso atestar que ajudará você a melhorar sua qualidade de vida no trabalho. Então, vamos lá a primeira dica:

1. Trabalhe com produtos que otimizem o seu tempo

Essa dica é um tanto óbvia, mas merece destaque. Profissionais de estética dependem fundamentalmente do que colocam sobre a pele do seu cliente para funcionar. É simples assim! Se usar cosméticos fracos, seu resultado será fraco, então para compensar você precisará empreender uma força humana muito maior em seu serviço e como consequência será tremendamente cansativo ao final do dia.

Então, esqueça a apologia a vendas ou qualquer coisa do tipo que esteja passando por sua cabeça agora. Não quero te vender! O que estou te dizendo é que já passei por isso, lá no começo da minha vida profissional! Ficar horas em pé, massageando e cuidando com dedicação de um cliente, seja naquela massagem para tratar celulite ou gordura local, ou mesmo no facial, não é para qualquer um! Exige muito do profissional como ser humano!

Por isso te digo, na prática, contar com produtos que tenham boa permeabilidade cutânea irá facilitar o seu trabalho. Usar ativos funcionais que exigem menos esforço físico e permitem que o cliente veja o resultado na hora, irá mudar completamente a sua rotina. Então, não pense em economia nessa hora, invista em cremes de massagem que tenham melhor deslizamento, rendimento e resultado, não porque é legal ou está na moda “isso ou aquilo” mas porque essa decisão irá melhorar sua qualidade de vida. Menos cansaço ao final do dia!

Outra dica — essa descobri há muitos anos — são os tratamentos com tecnologias cosmecêuticas, além de exigir menos tempo de aplicação esses produtos precisam de menos sessões e os resultados aparecem mais rapidamente. Ou seja, porque gastar tempo e saúde levando horas no atendimento, batendo a cabeça com cosméticos comuns, se você pode usar a ferramenta de trabalho certa, ter mais resultado profissional e pessoal além de mais qualidade de vida?

Com essas mudanças, você pode dobrar seu número de atendimentos, fazer menos esforço físico e ainda conquistar os seus clientes por oferecer mais resultados, já que a qualidade do produto cosmecêutico em si potencializa todos os seus tratamentos. Viu só? Você só tem a ganhar!

Ficou na dúvida? Te desafio a tentar e depois pode me contar aqui! Agora, aqui vai outra dica importante:

2. Detalhes pequenos com grande impacto na sua saúde

São nos detalhes que somados ao longo dos anos muita gente peca contra a saúde e paga um preço muito caro. Então a pergunta é: Você bebe água com frequência? Se alimenta direitinho? Esses detalhes merecem sua atenção, pois é muito fácil entrar em um ritmo alucinante de trabalho e se esquecer de cuidar da saúde.

Na estética não é diferente, especialmente quando chega o verão, o nosso ritmo de trabalho é longo e sem pausas. Portanto, crie regras sequenciais para também criar rotinas saudáveis no dia-a-dia. Por exemplo, se ao final da sessão você pensa na hidratação do seu cliente e oferece água para ele, pense também na sua e já deixe a água bem pertinho de você e tome sempre que terminar um atendimento.

Ter flexibilidade de horário, não quer dizer que não possa reservar um horário para sua alimentação, sua nutrição é fundamental. Eu sempre gostei de criar um intervalo de no mínimo 10 minutos entre um atendimento e outro, ou seja quando o cliente pergunta do horário, já dou um horário que respeite esse intervalo, isso permite tratar suas necessidades básicas, responder um cliente, retornar um telefonema, e o principal se alongar.

Isso mesmo, falei alongamento! Parece besteira, mas essa dica é muito importante, já que em suas horas de trabalho você tende a passar muito tempo curvada e a forçar os seus braços e mãos, isso independente de quem trabalha com aparelhos ou não, nosso trabalho é sempre manual. Sendo assim, sempre que possível, alongue seus dedos, pulsos, braços, pescoço e as costas. Pode crer, comece agora e você verá a diferença na sua qualidade de vida.

3. Não fique em pé o tempo todo

Sua rotina tem influência em sua qualidade de vida. Ficar muito tempo em pé, pode em um curto período contribuir para o aparecimento de problemas nas pernas e na coluna.  Alterações na postura, lombalgia que é a dor na região lombar – coluna, além de problemas circulatórios, especialmente em membros inferiores, tenho certeza de que você não quer nada disso, certo?

Então, além de se alongar e ativar sua musculatura, use as pausas para descansar os pés. Naquele intervalo que falei, entre uma sessão e outra se trabalhou em pé, aproveite para sentar, se trabalhou sentada aproveite para andar um pouco. Desfrute desse tempinho, vale até deitar e elevar as pernas, mesmo que seja por um tempo bem curto. Dessa forma, você relaxa e ainda melhora sua circulação.

4. Saiba dizer não quando sua agenda estiver cheia

Dizer “não” pode ser muito difícil, especialmente quando você lutou tanto para conquistar mais clientes! A verdade é que queremos aceitar todos os trabalhos e clientes que aparecem. Se sua agenda está lotada, é um sinal de que seu trabalho está sendo reconhecido. No entanto, lembre-se de que, como qualquer profissional, você é antes de tudo um ser humano e como tal precisa descansar.

Logo, aprenda a dizer não se a agenda estiver lotada e ofereça outros horários. E posso te dizer uma coisa, quando seu trabalho é bem feito, o cliente espera, se ajeita e faz movimentos em seus horários também para ser atendido por você. Quem deseja seus serviços com certeza irá se adequar aos horário disponíveis.

Não perdemos clientes quando somos honestos com eles e ajustamos o melhor horário. Prefiro mil vezes atender bem minha cliente e com o tempo certo para o procedimento escolhido, do que fazer encaixes na agenda e atender correndo e sem aquela qualidade que ela merece! Lembre-se, trabalho reconhecido é trabalho bem feito e não dá para fazer isso correndo. Então, organize a agenda para ser bom para os dois lados.

5. Aprenda a gerenciar sua vida pessoal e profissional

Uma coisa é certa: de nada adianta ter vários títulos, uma clínica maravilhosa e uma carreira profissional incrível se a sua vida pessoal estiver de mal a pior. Faça investimentos pessoais em cursos, eventos e até em tempo destinado a seu relax. Afinal, se você não estiver bem consigo mesma, uma hora isso refletirá no seu sorriso, na maneira como recepciona seu cliente e no próprio atendimento.

Para cuidar bem do próximo, precisamos primeiramente cuidar de nós, tanto físico quanto emocionalmente! Temos que estar equilibrados e felizes.

Ter milhões de colegas de facebook é ótimo, mas tirar um tempo para sua família, para jantar e jogar conversa fora com amigos que frequentam sua casa, é um luxo que faz toda a diferença. Vale também se organizar e criar um dia de folga no mês para fazer algo que goste muito, ou mesmo para se cuidar. Troque serviços com alguma amiga da área, como uma massagem relaxante ou uma limpeza de pele, um momento em que você possa relaxar e descansar a mente. Essas ocasiões farão muita diferença em longo prazo. É qualidade de vida em todos os sentidos!

Em suma, ter qualidade de vida é o equilíbrio entre trabalho, casa, família, amigos para ter uma mente sã e corpo saudável. É ter tempo para você e para quem você ama!

É fácil reconhecer quem tem melhor qualidade de vida, pois é sempre quem trabalha mais feliz, sempre encontra pontos positivos mesmo em momentos críticos da vida. E posso te afirmar uma coisa: “A vida parece mais generosa com quem é mais feliz e equilibrado”.

Ao aplicar essas dicas no seu dia a dia, você notará que sua vida de um modo geral melhora. No lugar de stress e dor, muito mais saúde e disposição.

E então, gostou das dicas? Aproveite sua visita para ler um artigo sobre como fidelizar clientes com seu atendimento estético e deixe sua agenda lotada!

Até a próxima,

Lucienne Souza

Você também pode gostar

8 Comentários

  • Avatar
    Responder Marta Marques agosto 4, 2018 at 4:47 am

    Eu amei o conteúdo, já faço um trabalho seguindo a risca com boa parte desse diferencial no atendimento home office e care. Sou Terapeuta Corporal amo desenvolver conhecimento e habilidades pra melhorar cada vez mais o meu serviço. Esses preceitos veio agregar e muito na minha vida profissional foi muito importante. Obrigada!!! Parabéns!!!💞💞💞💞💞

    • Spa da pele
      Responder Spa da pele agosto 9, 2018 at 2:55 pm

      Excelente Marta!! Agora é só complementar e ter ainda mais qualidade de vida! Sabemos que por vezes priorizamos tudo e acabamos deixando nossas necessidades para trás! Fico feliz em ter contribuído! 😀

  • Avatar
    Responder Regina Delduque agosto 13, 2018 at 10:10 pm

    Amei esse conteúdo, é sempre bom lembrar pós na correria do dia a dia nos, às vezes, esquecemos de colocar em prática.

    • Spa da pele
      Responder Spa da pele agosto 15, 2018 at 2:55 pm

      Concordo plenamente Regina! Realmente a gente acaba ficando em segundo plano… mas o importante é sempre buscar formas de lembrar! 😀 Que bom que gostou, em breve quero me aprofundar mais no assunto aqui no blog!!

  • Avatar
    Responder Esteticista Cida Luma agosto 16, 2018 at 11:41 pm

    SPA DA PELE sempre à disposição para compartilhar as suas pesquisas e atualização no mundo da beleza.
    Parabéns à Diretora Luciene Souza e colaboradores..
    Gratidão!!

    • Spa da pele
      Responder Spa da pele agosto 17, 2018 at 8:05 pm

      Super obrigada Cida!! É sempre um grande prazer poder compartilhar nossas informações com os nossos clientes e parceiros! Para você que está empenhada em um novo caminho, desejo todo o sucesso do mundo! E continue acompanhando minhas publicações que com certeza serão uma ajuda à mais para seus novos projetos!

  • Avatar
    Responder Angela abril 10, 2019 at 6:34 pm

    Ótimas dicas algumad desasas dicas já prático adoro ler seus artigos acho bem interessante. Q não deixa de ser uma pura verdade. Obrigada pelas dicas e por se preocupar com seu público 🥰

    • Spa da pele
      Responder Spa da pele maio 6, 2019 at 5:38 pm

      Obrigada pelo carinho Angela!! É uma enorme satisfação saber que estou contribuindo!! Fique de olho que em breve tem mais 😀

    Deixe um comentário

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    Scroll Up