Empreendedorismo

Esteticistas de sucesso: o que elas entregam a mais para seus clientes?

junho 11, 2019
esteticistas de sucesso
Tempo de leitura 14 min

Você já se perguntou: o que diferencia as esteticistas de sucesso? Com tratamentos idênticos, por que algumas profissionais parecem brilhar mais que outras? Pode apostar, quem é sucesso já descobriu quais são os detalhes que envolvem os serviços estéticos e fazem total diferença na hora do cliente preferir essa ou aquela profissional.

Sempre digo que qualidade e atendimento diferenciado é o que constrói a confiança e assegura sua permanência no mercado ou seja são requisitos de base. Agora, quando o assunto é ser destaque, ser referência, os desafios aumentam à medida que as exigências mesmo que inconsciente dos seus clientes também aumentam.

É preciso um conjunto de práticas para te impulsionar e fazer você ter influência sobre o mercado, não estou falando só de ter uma grande quantidade de nomes em sua agenda, estou falando também de aumentar o seu valor e prestígio.

Vou destacar aqui rapidamente os principais diferenciais que você pode (e deve) entregar a mais para seus clientes. Continue a leitura e adapte cada um dos tópicos para sua realidade!

Comprometimento e transparência com os resultados

Um erro comum que vejo por aí são profissionais que prometem mundos e fundos para seus clientes a fim de fechar mais negócios. Veja bem, elevar as expectativas do cliente para um super, mega, power resultado faz com desejem fazer esse tratamento e comprem rapidamente, maaaassss não entregar o prometido/vendido é suicídio profissional! Isso mesmo que eu disse “fim de carreira! “

Ahhh e falando em resultado, não posso deixar de falar sobre outra coisa que tem chamado muito a minha atenção ultimamente, que são as “fotos de Antes e Depois” adulteradas – elas sempre existiram e todas nós sabemos, mas hoje com a ajuda da tecnologia, está cada vez mais fácil de fazer e mais difícil de perceber, mas vou dar uma dica sobre quais são os pontos que observo!

Geralmente, profissionais que alteram suas fotos usam “filtros esbranquiçados” para dar a “foto do Depois” uma aparência digamos que de pele melhorada. Mas, se olhar atentamente você vai perceber que existe uma película branca sobre a imagem, ela desfoca, tira o brilho e isso muda sutilmente a textura da pele mas – se o tratamento foi NA PELE – a cor, textura e aparência das sobrancelhas e do cabelo não deveriam diferentes ou estar alguns tons mais claros, não é mesmo? Por aí já é possível perceber que alguém deu aquele “jeitinho” para literalmente fazer o resultado aparecer. E se vale o conselho…

Cuidado! Usar os diversos aplicativos de imagens das máquinas digitais ou celulares com a finalidade de manipular e oferecer um resultado que você não obteve ou não conseguiu é no mínimo ter uma visão míope sobre o que é o sucesso. Afinal, quem está enganando quem?

Esteticistas de sucesso sabem que a transparência é o maior segredo para fidelizar quem passa pela suas mãos e elas jamais; eu disse: JAMAIS IRÃO MAQUIAR RESULTADOS. Afinal, elas já aprenderam que entregar resultados irreais é certeza de que a maior emoção que irá proporcionar ao cliente será a “frustração” seguida de decepção ao fim do tratamento. E uma esteticista bem sucedida foge dessa cilada.

A regra de ouro é: seja cristalina como água pura! Eu quero dizer seja sincera, real, original, fale apenas do que você conhece e sabe que funciona. Se comprou cosméticos ou equipamentos para testar, apenas teste primeiro. Se gostou do resultado a venda vem naturalmente depois.

Contar para o cliente sempre que estiver usando um produto novo e citar seus benefícios também é importante, só não eleve demais as expectativas, fale apenas a realidade e naturalmente explique o porquê ela terá mais vantagens se escolher tratar com você.

Se tiver algum caso semelhante, conte sobre suas experiências de sucesso e se possível, mostre fotos de antes e depois apenas de serviços realizados por você, se não, mostre os resultados divulgados pela marca ou colegas de profissão mas não esqueça de dizer que não são seus.

Mas fique de olho! Você só conseguirá fazer tudo isso se escutar atentamente todas as queixas dos clientes, ver suas expectativas diante do seu tratamento e fazer uma avaliação consciente. Só assim poderá chegar a uma recomendação mais assertiva, mesmo que combine mais de uma solução ou se precisar de várias sessões.

Explique os resultados esperados. Por exemplo; é comum que as clientes esperem um tratamento milagroso para estrias brancas e nós sabemos que mesmo utilizando cosmecêuticos e ou os aparelhos mais sofisticiados, isso não irá combater 100% o problema.

Toda essa transparência pode até a princípio parecer que irá desanimar o cliente, especialmente aqueles que vem com as expectativas lá em cima, no entanto acredite, irá se provar uma tática bem eficiente no futuro para te transformar em uma esteticista de sucesso, já que nessa área, a confiança é tudo!

Quais cursos, aulas ou eventos esteticistas de sucesso costumam frequentar?

Destacar-se da concorrência pode até parecer difícil, mas basta procurar pontos de melhora no seu atendimento ou oportunidades para oferecer algo diferente. Por isso, uma boa opção é se manter sempre atualizada sobre sua área de atuação.

Claro que a internet tem muita informação boa, mas também tem o que eu chamo de “conteúdo pró-lixo”, que está a um passo de ir para a lixeira. Esteticistas de sucesso saem na frente, porque elegem mentores que praticam a ética, tem conhecimento e elas pesquisam muito antes de se enfiar de cabeça em qualquer curso, assim fogem da armadilha mental do “se é caro, é bom”. Até porque poderiam ficar facilmente endividadas comprando promessas de sucesso.

Outro ponto de vista que vale a pena citar; já foi o tempo que não se podia filmar ou tirar fotos nos eventos, queremos muitas selfies e até gravar as partes mais importantes para nosso estudo pessoal. Então, desconfie quando uma colega de profissão disser que foi a um curso ma-ra-vi-lho-so e o instrutor pediu para deixar os celulares em cima do balcão ou numa caixa, com a justificativa de preservar os direitos autorais. Eu apoio e respeito a questão dos direitos de uso de imagem e tal, mas também acredito ser muito estranho um curso tão bom, mas tão bom… Que não se pode deixar rastro algum! As esteticistas de sucesso já tem em mente que os bons instrutores são tão seguros do que dizem que não tem medo de deixar seus alunos gravarem/filmarem partes de suas aulas.

Além disso, outra dica que já falei bastante são as atualizações e lançamentos de produtos inovadores e equipamentos nas feiras de beleza, eleja algumas para visitar.

Inovações em procedimentos e processos internos de atendimento

Se você ainda não possui nenhum aparelho, não tenha medo de firmar parcerias com outros profissionais. Pergunte nos grupos de Whatsapp ou para amigas de profissão quem tem o aparelho x ou y para locar. Você irá se surpreender com o número de opções e preços que aparecerão. Assim, você pode marcar todos os clientes com interesse em determinado tratamento em um mesmo dia do mês ou semana. Mesmo que você não tenha tanto lucro, já que precisará pagar a locação, mas pode ganhar de outra forma: firmando o seu espaço na mente de quem procura seus serviços e oferecendo serviços novos aos seus clientes fiéis, você tem uma ótima maneira de aumentar sua renda, sem necessariamente fazer uma compra de valor altíssimo que irá comprometer seu orçamento com inúmeras prestações por bastante tempo…

Estamos na era digital, e suas tecnologias podem ser outra vantagem em suas mãos! Esteja atenta ao que outros profissionais usam. Agendamento online, por exemplo, é uma solução ideal para quem tem a agenda concorrida ou sofre de aversão ao telefone. Lembretes de horário por WhatsApp são detalhes que, no final, agregam valor ao seu serviço. Eu por exemplo gosto demais dessa última dica.

Qualidade e exclusividade de produtos

Produtos de qualidade fazem diferença nos resultados a curto, médio e longo prazo. Mas acredito que tanto você quanto seus clientes já saibam disso, não é mesmo?

Então, encontre fornecedores de confiança, que tirem todas as suas dúvidas e ofereçam produtos exclusivos para uso profissional os quais com certeza não estarão disponíveis em qualquer perfumaria ou farmácia. No Brasil, produtos de uso estritamente profissional para a pele são encontrados em distribuidores da marca e ou lojas específicas, sites da indústria ou da marca. Isso porque dependem de um processo mais complexo em sua aplicação.

As esteticistas de sucesso não deixam seus clientes trazerem qualquer produto para aplicar em cabine – seja ele um creme, uma máscara… não importa! – e porquê? Pelo simples fato de não poderem assegurar o resultado final, sabem que o barato vai sair muito caro para seu cliente quando somado o custo do seu serviço e subtraída a frustração de um cliente que não ficará satisfeito.

Dá para entender que as esteticistas bem sucedidas não abrem mão de eleger e oferecer o melhor para seus clientes. Eu mesma, já perdi a conta de quantas vezes falei que se a cliente estivesse satisfeita com o estado da sua pele ou se soubesse como resolver, não teria me procurado. Então o dever de saber o que é melhor é meu, e não dela.

Também é minha enquanto profissional, a obrigação de além de dizer o que é melhor, dizer o que é real! Reflita comigo rapidinho… Quantas clientes já entraram em sua estética se queixando de celulites, quando o problema real era gordura localizada? E se nós tivéssemos aceitado o “diagnóstico e prescrição” da cliente, o resultado teria sido o desejado? Posso afirmar que não, e acredito que você concorde comigo novamente.

Lembre-se também de investir tempo ao dedicar-se em testar seus novos produtos para prever todos os possíveis resultados. Com o tempo e o conhecimento necessário você irá criar misturinhas únicas e terá sua própria maneira de usar – e até de não usar – as coisas, e isso garantirá resultados especiais e fortalecerá sua identidade como esteticista.

Conteúdo rico nas redes sociais

Falando em fortalecer sua identidade, você já reparou no que outras esteticistas fazem nas redes sociais? Esse assunto rende um texto inteiro, mas vou resumir as principais dicas aqui!

O primeiro passo é fazer um bom planejamento. Assim, você não posta sempre o mesmo tipo de conteúdo. Para isso, entenda sobre o que os clientes mais têm curiosidade ou dúvidas. A partir daí, elabore vídeos curtos mostrando os bastidores do seu trabalho, explicando como funcionam seus tratamentos ou, mesmo, dando dicas de produtos para a manutenção da pele em casa.

Some talentos, faça troca de links ou mesmo faça permutas com influencers digitais para aumentar seu número de seguidores e, consequentemente, de clientes. Ter nomes de peso a seu lado colabora, para que você possa mostrar o seu valor e gradativamente adequar o preço dos seus serviços ao pretendido a medida em que ganha confiança.

Outro fator importante é; saiba lidar com a ansiedade dos seus seguidores, ou seja, jamais deixe comentários sem resposta, isso se chama engajamento que além de ser importante para ter destaque nas redes sociais, estreita o relacionamento com possíveis futuros clientes. O porque disse isso é simples, eu tenho pressa! E você, também deve ter! Seu futuro cliente com certeza tem, então, não o deixe esperando!

Ah, a qualidade dos seus posts também importa! Se for para falar abobrinhas ou expor seus sentimentos, sua raiva, sua fúria, STOP! Rede social é um grande espelho que reflete sua imagem para o mundo inteiro, por isso cuide bem dela! Esteticistas de sucesso protegem sua imagem por que sua reputação vale mais do qualquer dinheiro, e eu concordo com isso.

Quem disse que pós venda é coisa de vendedor?

É comum gastar muita energia e recursos financeiros tentando captar novos clientes. E quem vai dizer que está errado? Eu não! Porém, acredito realmente que é muito mais eficiente manter aqueles que você já atendeu, em outra oportunidade vou escrever sobre o quanto é mais barato manter um cliente do que conseguir um novo.

Ao terminar um tratamento, você pode fazer pesquisas de satisfação para entender quais pontos melhorar no seu trabalho ou no seu espaço. Esse feedback é muito importante para aprimorar os serviços oferecidos, pois se muitos clientes comentam a mesma coisa, sinal de que é hora de rever seus conceitos. Esteticistas de sucesso estão sempre atentas a esse detalhe e querem assegurar que seus clientes estão mais do que satisfeitos, estão encantados!

Outra ideia que demonstra atenção com seus clientes é enviar e-mails ou mensagens com os cuidados pós-procedimentos ou sugestões para a manutenção da pele em casa.

Tenha todos os procedimentos muito bem documentados. Com isso, você identifica oportunidades de oferecer promoções ou novos tratamentos que sejam relevantes para cada pessoa. Por exemplo, se uma cliente de drenagem frequente some, é coerente tentar descobrir o porquê e se necessário oferecer uma vantagem para ela usar em seu próximo atendimento. Vale um desconto especial, ou um serviço adicional sem custo. Você também pode dar um bônus diferente para cada ano que sua cliente esteve ao seu lado.

Ou seja, cultivar o relacionamento pós-venda ajuda a manter o seu serviço na mente dos clientes e abre chance para novos atendimentos. Ainda é possível fomentar o marketing boca a boca ao oferecer descontos em troca de indicação de novos clientes..

Atendimento personalizado

Considere todo o processo pelo qual uma cliente passa: desde o momento em que procura e agenda algum serviço, até o dia em que termina o tratamento e chega então o pós atendimento. É hora de entender como sua cliente funciona… Deixe vários canais de contato disponíveis, cabendo à ela decidir se prefere ligar, mandar um e-mail, WhatsApp, Messenger, Direct ou outro! Mas não esqueça: se vai deixar vários meios de contato disponíveis, certifique-se de abrir cada um deles ao menos 2x por dia! Clientes tem que estar à vontade para falar com você pelo meio que lhe for mais conveniente e de preferência rápido.

Se você não realiza atendimentos domiciliares, deixe uma deliciosa mesa de snacks saudáveis e o de praxe; água e café na sala de espera. É uma ótima oportunidade para criar um momento atraente para ela ir a sua clínica e lógico se tiver, não deixe de fornecer o Wi-Fi isso também faz diferença.

Quando o orçamento permitir, lembre-se de enviar mimos para aqueles clientes mais fiéis. Melhor ainda se o presente tiver a ver com seu trabalho. Recebeu amostras de produtos? Então por que não pedir a opinião de quem está sempre com você? E eu não estou falando daquela amiga ou parente que sempre se oferece para ser cobaia e nunca paga nada (kkk). Convide suas clientes – pagantes – fiéis, para uma sessão grátis deixando claro que por ser uma cliente importante, gostaria de apresentar à ela primeiro e saber o que ela pensa sobre a mudança ou sobre a novidade! Inverta os papéis por um momento e responda: como você se sentiria ao receber um convite desses?

Estar aberta a mudanças e críticas é primordial para entregar um serviço cada vez melhor e se tornar de fato uma esteticista de sucesso. Isso, com certeza, refletirá no retorno que tem dos clientes.

Talvez você não consiga colocar todas as dicas, que dei acima em prática de uma só vez ou até já faça algumas dessas coisas. Minha dica de ouro é só para quem assim com você chegou até o fim desse conteúdo e é bem curtinha: aproveite o que acabou de ler aqui para uma autoavaliação pois esse, certamente é o maior segredo das esteticistas de sucesso.

No mais, desejo que se dedique a ser sucesso, já que “a sorte sorri” para os mais bem preparados! Se puder, tire um minuto e comente aqui porque você merece ter mais sucesso e indo um pouco mais além, quais são as ações que você vai tomar após essa leitura? Vou gostar muito de saber!

Você também pode gostar

10 Comentários

  • Responder cristhianne oliveira junho 11, 2019 at 4:32 pm

    gostaria de conhecer mais sobre o spa da pele

    • Spa da pele
      Responder Spa da pele junho 11, 2019 at 10:59 pm

      Oi Cris! Mas isso é pra já!! 😀 para conhecer mais sobre a SPA da Pele, você pode enviar uma mensagem para o nosso whatsapp nacional: 44 99163-6103 e solicitar que uma de nossas especialistas entre em contato com você! Com certeza você vai amar!

    • Responder Ana Paula junho 12, 2019 at 10:16 am

      Adorei o documentário!! Excelente, parabéns!

      • Spa da pele
        Responder Spa da pele junho 12, 2019 at 7:53 pm

        Show Ana!! Obrigada! 😀

  • Responder Telma Regina Pinho Monteiro junho 12, 2019 at 2:31 am

    Gostei muito das dicas, bem interessante, algumas coisa eu já faço, mais aprendi muito e pretendo aos poucos colocá-lo em prática algumas ideias.

    • Spa da pele
      Responder Spa da pele junho 12, 2019 at 7:53 pm

      Excelente Telma!! Fico muito feliz em contribuir! Depois conte o que fez e quais foram os resultados 😉

  • Responder Marcia Adriana Dias junho 13, 2019 at 5:09 pm

    Ótimas dicas estou cursando estética e essas dicas irá me ajudar muito.

    • Spa da pele
      Responder Spa da pele junho 14, 2019 at 4:35 pm

      Excelente Marcia!! Já está buscando mais conhecimento antes de se formar! Essa é uma das receitas do sucesso! Parabéns, e fique de olho que em breve postarei novos conteúdos! 😀

  • Responder Patricia Fiuza junho 20, 2019 at 11:30 pm

    Sou Fisioterapeuta e estou entrando no mundo da estética, começando a fazer pós em Dermato Funcional!E essas dicas realmente valem Ouro (literalmente) para mim!😍Grata!

    • Spa da pele
      Responder Spa da pele julho 29, 2019 at 12:49 pm

      Que bom Patricia!! Fico feliz em poder ajudar nessa nova fase! Conte sempre comigo e com a SPA DA PELE Cosmecêuticos para te acompanhar!!

    Deixe um comentário

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

    Scroll Up