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Empreendedorismo

Como conquistar o cliente, ter a agenda cheia e fazer seu serviço valer mais

junho 9, 2018
conquistar o cliente
Tempo de leitura 6 min

Logo após os primeiros raios de sol cortarem o céu, você sai de casa animada para, mais um dia, trabalhar com o que ama. Chegando na clínica de estética, é certo que você espera encontrar os primeiros clientes ansiosos pelo seu serviço e uma agenda repleta de horários preenchidos, não é mesmo? No entanto, para que esse desejo se concretize, saber como conquistar o cliente é um ponto fundamental para o sucesso do negócio.

Para isso, é necessário investir em algumas estratégias para alcançar esse objetivo. A seguir, separamos, exclusivamente para você, algumas dicas de como conquistar um número maior de clientes para que a sua agenda fique cheia e o seu serviço seja disputado. Vamos lá?

Realize tratamentos com produtos de qualidade

Todos os serviços que você oferecer devem apresentar os resultados prometidos, já que o cliente não pode, de maneira nenhuma, sentir-se iludido ou enganado. Assim, ao fazer uma seleção criteriosa dos equipamentos e dos produtos cosméticos que serão utilizados no tratamento, você estará dando um passo a mais para seu reconhecimento profissional.

Além do mais, um detalhe muito importante é sempre cobrar dos fornecedores estudos que comprovem que o tratamento é eficaz, junto com determinadas informações — como sessões mínimas e tempo para observar os primeiros efeitos, reações adversas, contraindicações e todos os cuidados necessários.

Sua função é repassar todos esses dados para o cliente, a fim de que ele saiba exatamente como será o processo de tratamento, podendo contribuir para a obtenção de resultados ainda melhores.  Além disso, quanto mais detalhada for a sua explicação, mais credibilidade você terá aos olhos do cliente — pois ele se sentirá seguro para dar início ao tratamento. Afinal, quanto mais rápido for o resultado percebido, maiores as chances de conquistar sua atenção.

A satisfação do cliente é, portanto, o que vai fazer ele voltar a buscar pelo seu atendimento para realizar outros tratamentos. Além disso, um cliente feliz com os resultados de um serviço fará recomendações espontâneas e positivas do seu trabalho para outras pessoas — e isso ajudará na construção da sua imagem como profissional de excelência.

Preste um atendimento de excelência

O atendimento em serviços estéticos envolve muito mais do que a realização do procedimento propriamente dito — já que ele inclui todos os momentos que o cliente permanecerá na clínica.

Assim, desde um primeiro contato, durante a realização de um orçamento ou de um agendamento de horário, o seu cliente deve sentir-se único, exclusivo. Desse modo, a profissional responsável por essa etapa (ainda que seja você mesma) precisa estar atenta a todos os detalhes  — como cordialidade, respeito e demonstração de preocupação com as necessidades de cada pessoa individualmente, como se fosse sua única cliente!

Durante o procedimento, o seu cliente deve ter todo o conforto possível — e isso envolve prestar atenção na maca em que ele estará deitado, cuidar da temperatura ambiente, entre outros fatores. Um ponto importante é sempre avisar quando algum tratamento possa ser um pouco mais desconfortável, doloroso, provocar ardência ou qualquer outra sensação pouco agradável.

Depois de realizar o atendimento, você pode entrar em contato com o cliente pelo número de seu celular ou pelas redes sociais, a fim de perguntar como ele está se sentindo e/ou para avaliar a progressão dos resultados. Dessa forma, você garantirá que o tratamento está tendo o andamento previsto, além de que o cliente se sentirá mais seguro e muito especial com toda essa atenção — valorizando ainda mais o serviço prestado.

O investimento para possuir um atendimento de excelência é, portanto, integral. Separar um período de tempo para realizar esse acompanhamento é uma ótima forma para buscar a melhoria contínua.

Preocupe-se com a infraestrutura

Ao chegar no estabelecimento, a estrutura e a decoração do ambiente será a primeira impressão que o cliente terá. Assim, se a clínica for sua ou se você estiver se planejando para ter seu próprio espaço, uma boa dica é: preocupe-se com a infraestrutura!

Ainda que não seja diretamente, a infraestrutura é um fator importante que deve ser levado em conta caso você queira entender como conquistar o cliente. Paredes claras e cômodos bem iluminados transmitem uma sensação de tranquilidade — o que pode ser muito bem associado a um som ambiente relaxante, assim como plantas ornamentais, que darão mais vida ao local.

Ah! Um aspecto fundamental é cuidar minuciosamente da limpeza! Assim, mantenha os ambientes sempre higienizados e organizados, sendo que utensílios descartáveis devem ser rigorosamente inutilizáveis após o uso em cada tratamento, de preferência na frente do cliente, certo? Desse modo, os clientes serão conquistados pelo seu cuidado em ofertar um espaço que tenha tanta qualidade quanto os seus atendimentos.

Avalie o nível de satisfação do cliente

Ter um retorno direto sobre o que os seus clientes estão achando do serviço prestado, é uma excelente oportunidade de encontrar o caminho certo para obter a satisfação do maior número de pessoas possível.

Nesse sentido, uma boa estratégia é pesquisar através de um formulário contendo algumas perguntas após a realização do procedimento, como:

  1. O atendimento atingiu às suas expectativas?
  2. Você aguardou muito tempo na recepção?
  3. Como foi o tratamento recebido pela secretária?
  4. Como foi atendimento realizado pela esteticista?
  5. Qual a chance de você recomendar nossos serviços para outra pessoa?
  6. Se essa não é a sua primeira sessão, conte se o resultado obtido ou se os efeitos percebidos estão de acordo com a expectativa?

Ah! Essa última pergunta, por exemplo, pode ser repetida após algum período de tempo via celular, internet ou nas próximas sessões do tratamento.

Desse modo, pedindo para o cliente atribuir uma nota de 0 a 10 para cada questão e deixando um campo para que ele faça observações e sugestões, você será capaz de avaliar quais são os pontos que mais necessitam de melhorias, e quais os seus pontos fortes para investir neles e se destacar no mercado e consequentemente conquistar mais e mais clientes.

Invista em marketing digital

Colocar seu nome profissional na internet é, certamente, um dos principais modos de conquistar o cliente. A tecnologia conquista cada vez mais espaço na sociedade e é muito difícil encontrar pessoas completamente desconectadas ou que não tenham um perfil no facebook  ou em outras redes sociais.

Dessa forma, invista em uma estratégia de marketing digital  simples como postar conteúdos com informações úteis a seu cliente, que tenha valor, essa é uma ótima maneira de alcançar mais pessoas e despertar interesse no serviço que você presta. Por isso, seja ativa, compartilhe resultados surpreendentes e informações relevantes, além de interagir com seus seguidores, é claro!

Gostou das nossas dicas de como conquistar o cliente?  É isso mesmo!  Investir na melhoria constante do seu atendimento é a premissa para  conquistar clientes, ser bem pago pelos seus serviços e ter a sua agenda sempre cheia!

Agora que você já sabe tudo sobre esse assunto, curta a nossa página do Facebook para ficar sempre por dentro das novidades! Até a próxima dica de sucesso!

Lucienne Souza

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4 Comentários

  • Avatar
    Responder Keyla Pinheiro de Sousa Sampaio junho 18, 2018 at 11:59 pm

    Estou amando essas dicas ….😍😍😍

    • Spa da pele
      Responder Spa da pele junho 20, 2018 at 6:41 pm

      Oi Keyla! Que maravilha!! Conquistar o cliente hoje em dia está cada vez mais difícil, é preciso estar sempre de olho para não deixar passar nenhum detalhe!! Espero que continue acompanhando os conteúdos porque vem muita coisa boa por aí… 😀

  • Avatar
    Responder Josicleide Delfino Ferreira dezembro 17, 2018 at 5:31 pm

    Excelente esse material!!!!
    Estou muito satisfeita com os produtos e toda essa atenção!!!!
    Obrigada Keila.

    • Spa da pele
      Responder Spa da pele janeiro 9, 2019 at 4:26 pm

      Obrigada a você por estar sempre conosco Josi!! Fique de olho que em breve teremos novas publicações, e pode deixar que vou passar seu recado para a Keila 😀

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