Cosmetologia

Incluir colágeno na alimentação trata a flacidez da pele?

maio 5, 2020
incluir colágeno na alimentação
Tempo de leitura 3 min

O colágeno é a proteína mais abundante do organismo humano e não é uma molécula só, são mais de 10 tipos diferentes, com composições e funções distintas. Fortalece os tecidos, promove elasticidade e dá resistência à pele, aos músculos, tendões, meniscos, ligamentos, veias, vasos e artérias, além de realizar a distribuição de fluídos em vasos sanguíneos e linfáticos. Portanto, sua função vai muito além da estética, mas com certeza as perguntas que não calam são: afinal, adianta incluir colágeno na alimentação para melhorar a produção desta proteína na pele? A gelatina é a melhor fonte de colágeno? O que devemos consumir?

Nosso organismo produz colágeno desde que nascemos, mas a partir dos 30 anos esta produção reduz em torno de 1% ao ano e a redução aumenta para 2% ao ano após a menopausa.

A maior fonte de colágeno são os alimentos de origem animal: carnes vermelhas, frango, peixes e ovos. Já os vegetais como soja, feijão, lentilha e grão de bico, fornecem proteínas que contribuem para a produção de colágeno.

E a gelatina? Sabia que a gelatina industrializada, com açúcar, adoçante, corante e aromatizante não contribui em quase nada para a produção de colágeno no organismo? É fique por dentro, a avaliação da composição nutricional demonstrou que produtos de 120g continham apenas de 0,76 a 2g de colágeno. A verdade é que para se ter algum benefício é preciso consumir entre 8 a 10g de colágeno por dia!

E o colágeno hidrolisado? Aí é outra história. Cientistas
comprovaram que após a ingestão de colágeno hidrolisado se observa significativa melhoria na produção de colágeno pelos fibroblastos. E mesmo os fibroblastos ficam maiores e aumentam em número. Melhorando os fibroblastos e produção de colágeno, a pele se torna mais firme, elástica e com menos propensão para desenvolvimento dos sinais de fotoenvelhecimento. O que é muito interessante para quem deseja manter ou ter uma pele mais firme.

As pesquisas comprovam que em médio e longo prazo com o alimento correto podemos dar aquela super ajuda ao nosso organismo para favorecer nossa beleza de dentro para fora.
°
Enquanto isso, desfrute do que a alta tecnologia cosmética oferece para tratar a beleza de fora para dentro. Com o uso de cosmecêuticos adequados é possível sim, você sair hoje de uma sessão estética com a pele mais lisa, firme e renovada. Isso graças aos ativos modernos e bases leves de alta performance. O efeito é imediato e duradouro, ou seja, o que mudou, melhorou é real.

O relógio do tempo não perdoa, mas as pesquisas apontam o caminho certo de tratar sua beleza de dentro para fora e de fora para dentro!

E se falando em colágeno hidrolisado

Afinal, queremos nossos fibroblastos lindos, maravilhosos, produzindo muito colágeno! Isto tudo está escondido, mas enquanto estiver em pleno funcionamento a beleza exterior agradece… Agora e com você, vai um Colágeno aí?

Desfrute de mais conhecimento, continue sua pesquisa!

REFERÊNCIAS

FRIAS, A. Gelatina industrializada não produz benefícios à pele, unhas e cabelos. Disponível em: <http://www.abiad.org.br/index.php/noticias/322-gelatina-industrializada-nao-produz-beneficios-a-pele-unhas-e-cabelos>.Obtido em: 02/07/2014 8:30h

SACHS, A. Colágeno é fundamental para a saúde das articulações; alimentação é principal fonte. Disponível em: <http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2013/01/07/colageno-e-fundamental-para-a-saude-das-articulacoes-veja-alimentos-que-fornecem-a-proteina.htm> Obtido em: 02/07/2014 8:00h

ZAGUE, V. et al. Collagen Hydrolysate Intake Increases Skin Collagen Expression and Suppresses Matrix Metalloproteinase 2 Activity. Journal of Medicinal Food, v.14, n. 6, 2011.do, essa conversa de que “beleza interior não conta” está pra lá de ultrapassada!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Scroll Up