Empreendedorismo

Atendimento em domicílio na estética: focando na experiência do cliente

agosto 28, 2018
Atendimento em domicílio
Tempo de leitura 8 min

Entregar uma experiência valiosa no atendimento em domicílio é um verdadeiro desafio. Afinal, o profissional de estética precisa ficar atento a diferentes questões para satisfazer seus clientes. Mas não se preocupe! Basta ter alguns cuidados específicos com a qualidade do serviço que o crescimento na área acontece rapidamente.

O grande segredo do atendimento em domicílio está em não correr riscos desnecessários. Lembre-se não importa se sua cliente é a pessoa mais poderosa da cidade ou alguém do circulo de amizade, todas precisam dos cuidados estéticos para ficarem ainda mais belas.

Então, comece pela autenticidade, seja uma profissional pra lá de confiável, para isso não fique inventando moda ou seguindo opiniões arriscadas! Ofereça soluções personalizadas com o que existe de melhor. E fique alerta, nem sempre essa máxima está ligada a altos investimentos financeiros.

O essencial é ter um olhar estratégico diante das tecnologias que oferecem praticidade com substâncias efetivas. Pois resultados funcionais são tudo o que sua cliente/paciente deseja, e com as escolhas corretas, você pode proporcionar o máximo de satisfação a elas!

Quer saber mais? Neste post, vou mostrar dicas para fidelizar clientes em uma experiência de atendimento única. Acompanhe!

Dê preferência para a tecnologia cosmecêutica

Faz muitos anos que falo de algumas ferramentas que uma esteticista talentosa necessita para ser sucesso, são elas;  talento, conhecimento, habilidade, eletroterapia e cosmecêuticos.

Aqui quero destacar o impacto que um cosmecêutico de qualidade traz para sua vida profissional, independente de estar com atendimento em domicílio ou se irá atender em uma clínica fantástica.

Resultados surpreendentes sempre farão com que os clientes confiem tanto em você, que irão desejar fechar contrato de muitos outros atendimentos. Um bom cosmecêutico é indispensável pois é ele quem agiliza esse resultado, e permite que sua cliente perceba a melhora nas áreas que estão sendo tratadas já nas primeiras aplicações.

Pense bem, ao realizar um atendimento em domicílio, é impensável carregar os equipamentos grandes e pesados de um SPA. Por isso, para entregar bons resultados de forma mais prática, você deve investir em tratamentos com a tecnologia cosmecêutica certa para cada necessidade do seu cliente.

Esse tipo de produto é sempre diferenciado e por consequência sua cliente não tem acesso fácil a ele, o que torna você ainda mais especial, pois é com você que ela poderá ter uma experiência real com estes produtos poderosos que promovem resultados bastante efetivos quase que imediatamente e por isso que agradam tanto às clientes num curto prazo.

A combinação de ativos nos cosmecêuticos reflete significativamente na beleza da pele, com tratamentos rejuvenescedores, redução de machas na pele, combate à acne e em fatores de prevenção contra danos. Uma boa dica para estimular o interesse do público é mostrar os efeitos comprovados em fotos de antes e depois (desde que tenha autorização do uso de imagem) dos tratamentos que você mesma fez, pois assim poderá falar desse tratamento com todo o credito de quem sabe o que aconteceu tim tim por tim tim. Assim, quem optar por contratar o seu  tratamento já sabe o que esperar desse tipo de tecnologia.

Ofereça serviços personalizados

Se você tratar todas as clientes de da mesma forma, elas certamente não sentirão confiança em seu trabalho. Quem lida diretamente com o público precisa compreender que serviços personalizados são pontos-chave para conquistar o sucesso. Essa tática se mostra ainda mais eficiente quando se trata de beleza e bem-estar.

Lembre-se que as pessoas têm imperfeições que merecem sua total atenção. Com essa visão, reserve um tempo de qualidade para ouvir sobre a evolução das necessidades estéticas. Muitas vezes, as substâncias desejadas não são as indicadas para aquele tipo de problema e isso pode gerar uma série de efeitos colaterais ou mesmo insatisfação da parte do cliente e profissional.

Nesse momento, o atrativo do seu trabalho se mostra em uma consulta dinâmica sobre o que realmente vai fazer diferença. Este zelo e cuidado extra nos serviços oferecidos diminuem as chances de insatisfação e de comentários depreciativos sobre os serviços estéticos oferecidos, aumentando as chances de seu atendimento em domicílio ser um sucesso.

Fique de olho na roupa de trabalho

Nada de roupas extravagantes ou tão a vontade que sugiram um passeio! Engana-se quem pensa que o atendimento em domicílio pode ser mais informal. Na verdade, a preocupação deve ser redobrada com a aparência. Em um serviço a domicílio, a profissional entra na vida privada do seu cliente, sua casa, sua rotina e por isso recebe mais atenção e é aí que ela precisa mostrar o máximo de eficiência com uma postura diferenciada e muito profissional.

Nada de aparecer com uma roupa casual para realizar os procedimentos. Além de ser pouco higiênico, causa má impressão em quem contrata. Use o traje habitual dos profissionais da área sem deixar de lado nenhum acessório de salubridade, como toucas, luvas, mascarás e aventais.

Saiba que a primeira impressão conta muitos pontos na opinião final dos clientes, e na minha, vou um pouco mais além, pois toda sessão de atendimento é o momento ideal de causar essa boa impressão. Uma profissional descuidada no segmento de beleza dificilmente vai conseguir fidelizar clientes que buscam por soluções estéticas.

Aposte na diversificação

Manter-se atualizada sobre as novidades do mercado faz muita diferença no serviço. Um grande número de profissionais acaba imerso na rotina de trabalho o que se torna impedimento para buscar conhecimento. Mas não se iluda! Quanto mais atualizada a esteticista estiver, melhor será a experiência do cliente de forma geral.

Diante disso, pesquise tendências, novas técnicas de procedimentos, que tenham baixo risco ou nenhum e referências em diferentes meios de informação. A internet, em especial, conta com uma extensa lista de conteúdo confiável e oferece oportunidades de cursos, até mesmo gratuitos, para que você possa conhecer as inovações.

Crie programas de fidelização

Quem escolhe o atendimento em domicílio deseja encontrar um profissional de confiança que realmente melhore sua qualidade de vida. Então não deixe nada diminuir essa confiança! Quanto mais transparência em sua fala e mais  postura profissional mais clientes você terá.

Outra forma de aumentar o atendimento em domicílio é criar pequenas vantagens para sua cliente. Pensando nisso, você deve se preocupar em criar programas de fidelização, para encher sua agenda. Pela incerteza do futuro, viver em busca de novos clientes para preencher agenda a cada dia tende a impactar negativamente o orçamento do profissional.

Com uma clientela frequente, fica bem mais simples manter o controle financeiro do negócio. Faça um balanço interno com a intenção de oferecer promoções ou descontos exclusivos para quem fechar pacotes de atendimento ou recomendar outras clientes. A melhor forma de estimular esse processo é agregar valor com serviço de qualidade e ações que se mostrem vantajosas em todos os sentidos.

Valorize o seu tempo

O seu tempo de trabalho precisa ser valorizado para conseguir resultados favoráveis na área. Ainda que a quantidade de atendimentos possa ser menor em um primeiro momento, o atendimento em domicílio permite que o profissional adapte o valor de sua mão de obra. A questão, nesse caso, está no conforto exigido por quem contrata um tratamento dessa forma.

As mulheres ocupadas que não deixam a beleza de lado tendem a procurar procedimentos em dias e horários alternativos, como fim de semana e tarde da noite. Por esse motivo, a flexibilidade para tais horários deve ter acréscimos de valores. Tudo depende do quanto você profissional tem de disponibilidade, porém suprir demandas variadas é o primeiro passo para se destacar no mercado.

Conheça os tipos de clientes

Um dos principais desafios é compreender o perfil das clientes. Pode até parecer óbvio à primeira vista, mas você vai notar muitas diferenças com o passar do tempo. Ao estudar bem as pessoas que procuram por esse tipo de serviço, fica mais simples identificar os melhores métodos de divulgação e criar um relacionamento de confiança durante o atendimento.

Uma boa dica é se especializar em um nicho que seja carente de bons profissionais. Imagine quantas idosas desejam se cuidar, mas não procuram por lugares especializados pela distância ou por problemas de saúde.

Ao acrescentar tratamentos específicos, as indicações pelo famoso boca a boca — que proporcionam muitas vantagens na construção de uma imagem no mercado — aumentam. O conteúdo online também ganha destaque com a possibilidade de compartilhar as informações em páginas específicas.

Pronto! Agora você já sabe como realizar um atendimento em domicílio focado na experiência do cliente. O mais importante é ter muito cuidado com todo o material de trabalho, especialmente os equipamentos e produtos utilizados que devem estar regularizados conforme as exigências da ANVISA, uma vez que, além do risco para a saúde das clientes, podem acarretar problemas sérios judiciais para a profissional. Evite correr riscos desnecessários e escolha sempre o melhor para seus clientes.

Já sabe como aproveitar as dicas deste artigo? Então deixe seu comentário no post e compartilhe suas ideais! Até mais!

Lucienne Souza

Você também pode gostar

4 Comentários

  • Responder Joelma Gonçalves setembro 7, 2018 at 1:53 am

    Simplismente ameiii todos os postes …
    Obrigada .

    • Spa da pele
      Responder Spa da pele setembro 17, 2018 at 7:18 pm

      Oi Joelma!! Obaaa! Que bom que gostou! Fico muito feliz em receber esse feedback! Fique de olho que em breve farei novos posts 😀

  • Responder Edna Maria Silva Brum setembro 24, 2018 at 2:44 am

    Adorei as dicas, vou colocar em prática.
    Conhecimentos sempre são bem vindos!
    Vocês estão de parabéns…
    Obrigada!!!

    • Spa da pele
      Responder Spa da pele outubro 3, 2018 at 1:02 pm

      aaah! Que bom que gostou Edna! É sempre uma enorme alegria poder dividir o conhecimento e ver que está sendo aproveitado! Muito obrigada pelo comentário! E fique de olho que em breve postarei novos conteúdos!!

    Deixe um comentário

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

    Scroll Up